Acarajé


Um dos pratos emblemáticos da culinária baiana é o acarajé. Acarajé nada mais é do que um bolinho feito de feijão fradinho e frito no azeite de dendê. Essa iguaria é para quem aprecia pratos com sabor forte e marcante. De cor dourada, crosta crocante e interior fofinho e macio, esse bolinho, conforme a tradição baiana, é servido com vatapá, caruru, camarão seco e vinagrete de tomates verdes com cebola e coentro. O que é melhor nesse prato é que ele não é difícil de fazer, mas dá um pouco de trabalho porque precisamos tirar a pele do feijão cru. Mas depois dessa etapa concluída, o restante é moleza. Como muitas pessoas não gostam do sabor forte do azeite de dendê, você pode fritar em óleo de milho ou outro de sua preferência. Eu costumo fritar em uma mistura de dendê e óleo de milho, na seguinte proporção: para cada 1litro de óleo, 200ml de azeite de dendê. Assim o sabor fica mais suave mas sem perder totalmente uma das características originais do prato.
Vamos então aos ingredientes:

  • 1kg de feijão fradinho
  • 02 cebolas grandes
  • 06 dentes de alho
  • 01 colher (sopa) rasa de sal
  • 01 litro de azeite de dendê ou siga a sugestão dada acima
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho por no mínimo 6 horas. Se você tiver um processador, pode dar uma rápida passada no feijão antes de deixar de molho, mas tomando o cuidado para não triturar muito. Depois de passadas as 6 horas você já poderá iniciar o processo de retirar a pele do feijão. Você irá observar que muitas peles já estarão na superfície da água. Vá retirando essa água e substituindo por outra e sempre esfregando os grãos entre as mãos até que todas as cascas, ou pelo menos 95% delas tenham sido retiradas. Escorra bem. No liquidificador coloque os grãos aos poucos, com pedaços de cebola e dentes de alho e passe até ficar bem triturado e homogêneo. Vá despejando a massa em uma bacia. Quando concluir essa etapa, adicione o sal e bata a massa com uma colher de pau livre de qualquer vestígio de gordura. Sugiro que você compre uma colher nova e reserve apenas para essa finalidade. Bata a mistura até que fique bem aerada. Esquente o azeite e quando estiver em ponto de fritura, com o auxílio de duas colheres, faça os bolinhos e frite-os. Deixe escorrer em papel absorvente.

Subscreva este blog

25 comentários:

  1. Oi... uma pergunta: posso guardar a mistura, depois de batida, de um dia para outro na geladeira?

    ResponderExcluir
  2. o acarajé e um bolinho delicioso aprendir fz com a monha mãe pois ela e baiana e uma otima cozinheira da culinaria tipica baiana

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, ajudou muito a receita no trabalho de escola da minha irmã...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, gostaria de saber com quantos acarajé da pra fazer com 3 a 5 litros de azeite de dendê, tenho que trocar o azeite quando trabalho um dia, e quando sei que tenho que trocar, estou comessando agora, sei fazer e tudo, mas gostaria deste detalhe.
    grata..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use 1 litro de óleo Lisa e meio litro de azeite, você descobre que a massa tá no ponto quando ela não chupa muito azeite. Eu consigo fritar mais de 30 acarajés reaproveitando o óleo com o azeite, é só esperar esfriar e coar com uma peneira e guardar eu um vaso com tampa.

      Excluir
  5. co 1kg de feijão faço q acarajé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma xícara e meia dessas de chá dá pra fazer 2 acarajes.

      Excluir
  6. Olá todos que fazem a Cozinha Brasileira! gostei da receita do acarajé e tenho uma sugestão, eu vi uma senhora fazendo bolinhos de acarajé em uma quantidade considerada, daí eu pensei, como ela faz tantos bolinhos com duas colheres? não exitei e perguntei a ela, ela disse:"é simples, nesse saquinho de confeitar bolo eu faço centenas de bolinhos, porque não estava dando vencimento na hora de vende-los. essa é a minha sugestão.

    ResponderExcluir
  7. 1kg de feijão dar para fazer aproximadamente quantos bolinhos de acarajé num tamanho padrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ,vê lá YouTube point do acarajé 10 respondendo ae 1 quilo de feijão eu faço 20 acarajé médio ok

      Excluir
  8. Ola vê lá eu fazendo acarajé YouTube point do acarajé 10

    ResponderExcluir
  9. Olha. A massa do acarajé tei que bate tudo bei até Fasso isso mais depois que sobra máximo 20 acarajé pra fasse bato a massa mais ela não volto o normal da primeira veis por que?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostaria de saber se é possível bater essa massa na batedeira e se for em qual velocidade e por quanto tempo. Desde já agradeço. Boa noite!

    ResponderExcluir
  11. Tem como bater essa massa na batedeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode tem que ser batido na mão com a colher de pau

      Excluir
  12. ola eu irei vender acaraje mais estou em duvida se eu posso fritar os bolinhos deixar pronto ou so fritar quando o cliente chega pedindo? e a massa eu posso fazer em casa e levar pra rua como eu faço?

    ResponderExcluir
  13. quando acarajé esfria e não tenho forno, como esquento ? micro ondas, air fry

    ResponderExcluir
  14. Bom dia eu preciso saber porque , a massa do feijão fermenta muito a ponto de não da bolinho do acarajé.

    ResponderExcluir
  15. O acaraje congelado pode ser frito no airfyer?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia eu queria se possível frita e deixando na vasilha obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olha. A massa do acarajé tei que bate tudo bei até Fasso isso mais depois que sobra máximo 20 acarajé pra fasse bato a massa mais ela não volto o normal da primeira veis por que?

    ResponderExcluir
  18. Olá pode congelar a massa pronta do acarajé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por visitar o blog. Pode congelar sim. Por até 03 meses. Depois que descongelar é só bater bem com uma colher de pau ou na batedeira que volta pro ponto certinho.

      Excluir

Obrigada por visitar o Cozinha Brasileira. Sinta-se a vontade para deixar suas críticas, elogios ou sugestões.