Bolo de laranja

Outro dia estava em casa e me deu uma vontade de comer bolo de laranja com um cafezinho.
Resolvi fazer. Como já tinha testado algumas receitas que peguei na net e não gostei muito do resultado de nenhuma, resolvi eu mesma desenvolver uma receita inspirada no método do bolo de cenoura. E só posso dizer uma coisa: ficou muito delicioso.
Então, para aqueles que querem se aventurar na cozinha e fazer um bolo fofinho, com um gosto maravilhoso de laranja e muito fácil, segue a receita.

Ingredientes do bolo:
02 laranjas suculentas
04 ovos
01 xícara de óleo de milho ou 01 xícara de manteira ou margarina derretida (fiz com óleo e ficou ótimo)
1 a 2 xícaras de açúcar (recomendo 01 xícara e 2/3)
03 xícaras de farinha de trigo
01 pitada de sal
01 colher sopa rasa de fermento em pó

Ingredientes da calda:
03 laranjas
2/4 xícara de açúcar

Modo de preparo:
Bolo:
Raspe a casca das duas laranjas com cuidado para não pegar a parte branca. Reserve. Corte as laranjas em 04 partes. Retire e despreze as sementes. Retire a polpa com ajuda de uma faca (retire toda a parte branca para não amargar). Recomendo fazer essa etapa dentro de uma tigela para aproveitar todo o suco que escorrer. Ponha a polpa e o suco obtidos no liquidificador junto com os ovos, o óleo e as raspas da laranja. Bata bem. Em outro recipiente, peneire a farinha, o açúcar, o fermento e a pitada de sal. Junte a mistura do liquidificador aos ingredientes secos e mexa só até homogeneizar bem. Asse por 40 a 50 min em forma de furo no meio ou assadeira retangular untada e polvilhada em forno pré-aquecido a 180º C. Faça o teste do palito para garantir que ficou assado.

Calda:
Enquanto o bolo assa, prepare a calda que vai regá-lo e deixá-lo ainda mais especial.
Esprema o suco das laranjas, junte o açúcar, leve ao fogo e deixe ferver por uns 5 minutos. Desenforme o bolo ainda morno e regue com a calda.

Seu bolo vai estar prontinho para você e quem você gosta se deliciarem.

Dica importante:
Ao escolher as laranjas, prefira as com casca fina, pois certamente serão mais suculentas.


Um comentário:

  1. fiz este bolo hoje..Muito fácil e prático...Ficou lindo e muito gostoso...Obrigada, Ana Paula...continue publicando suas receitas que são ótimas!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cozinha Brasileira. Sinta-se a vontade para deixar suas críticas, elogios ou sugestões.