A importância do refogado - Arroz


Estreando o blog, vamos falar sobre um fundamento básico da cozinha: o refogado.
Inúmeros são os pratos da culinária brasileira que necessitam de um bom refogado. Carnes, peixes, aves, molhos, arroz, feijoada. Grande parte de nossas receitas salgadas começam ou são finalizadas com o refogado. Ele atiça os sentidos. O cheiro desperta o apetite e traz boas recordações de infância. Quem nunca babou ao sentir o aroma inebriante de um refogado invadindo a cozinha, a casa, a rua? O refogado é uma das principais técinicas da culinária mediterrânica. Portugueses e espanhóis foram os reponsáveis por o espalharem pelo mundo durante o período de colonização.
Aqui vamos falar como preparo o refogado para algumas de minhas receitas. Vou começar pelo arroz branco.
Para o arroz, eu coloco a quantidade de óleo suficiente na panela. Deixo esquentar e ponho o arroz já lavado e completamente seco.
Observação: Algumas marcas de arroz dispensam a lavagem prévia. Mas se você tiver que lavá-lo e estiver com pressa, ponha-o em um peneira e deixe escorrer sobre um pano de prato dobrado em quatro partes. Em 5 ou no máximo 10 minutos o arroz estará completamente seco. Deixe o arroz refogar até os grãos começarem a ficar esbranquiçados. Só então é que se deve colocar o alho (eu prefiro bem picado, mas também pode ser amassado). Misturo por uns 30 segundos e em seguida coloco a cebola (em pequenos cubos). Deixo refogar por 1 minuto. Só então acrescento o sal e depois água fervente suficiente para o cozimento.
O motivo de eu fazer dessa forma é porque eu gosto de fritar bem o arroz antes de colocar a água, pois assim ele ficará mais soltinho. Mas isso não seria possível se eu começasse o refogado da maneira tradicional: primeiro o alho e a cebola. Ambos, especialmente o alho, queimariam antes de eu conseguir fritar o arroz suficientemente.
Siga essa dica e depois comente o resultado.

Subscreva este blog

5 comentários:

Obrigada por visitar o Cozinha Brasileira. Sinta-se a vontade para deixar suas críticas, elogios ou sugestões.