Baião de dois

Um dos pratos mais tradicionais do Nordeste brasileiro é o baião de dois. Na verdade, cada estado do Nordeste tem sua maneira própria de prepará-lo. Vou passar aqui as receitas que particularmente considero melhores.

Primeiramente, vou dar a receita do baião de dois cearense. É muito bom e fácil de fazer.
Ingredientes:

  • 02 xícaras (chá) de feijão de corda cozido somente em água e escorrido
  • 1/2 xícara (chá) do caldo do cozimento do feijão
  • 03 a 04 xícaras (chá) de arroz cozido ao dente (a quantidade depende se você quer com mais feijão ou mais arroz)
  • 01 cebola média picada
  • 04 dentes de alho picados ou amassados
  • 100g de bacon picado
  • 01 linguiça calabresa defumada em cubos
  • 04 colheres (sopa) azeite
  • 01 xícara (chá) queijo coalh0 em cubos
  • 100g queijo coalho ralado
  • 1/2 xícara de nata ou creme de leite (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • cheiro verde
Modo de preparo:
Aqueça o azeite e frite o bacon. Retire-o e reserve. Acrescente a linguiça e deixe fritar também. Volte o bacon pra panela, junte a cebola e deixe refogar um pouco. Adicione o alho. Acrescente o feijão e deixe tomar gosto. Junte o caldo do feijão. Tempere com uma pitada de sal. Cuidado. Lembre que o bacon e a linguiça já tem sal. Junte o arroz. Misture até ferver. Se ficar muito aguado, deixe no fogo até o caldo evaporar o suficiente para o baião ainda ficar bem úmido. Junte a nata ou o creme de leite, o queijo em cubos e o cheiro verde. Sirva salpicando o queijo ralado por cima.

4 comentários:

  1. Discordo de voce, se começarmos a fritar o alho e a cebola, até eles começaram a a apurar, teremos um sabor mais acentuado dos mesmos no arroz, só precisamos, ao ver que os dois já estão pré fritos, colocar o arroz rapidamente, e fritar por um dois a tres minutos, que eles ficarão bem soltos e com o sabor bem acentuado.

    Otavio

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas.
    muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. olá ana meu nome é jefferson tenho 25 anos e sou recém casado e como eu e minha esposa trabalha acaba ficando para mim a tarefa de fazer a comida pois eu chego primeiro do que ela em casa.
    sempre tive dificuldades em refogar o arroz pelo fato que eu colocava o alho antes do arroz e ficava bravo em ver o alho todo queimado antes do arroz ficar no ponto de colocar agua
    mais agora com essa dica meu arroz ficou mais gostoso ainda (modéstia a parte)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cozinha Brasileira. Sinta-se a vontade para deixar suas críticas, elogios ou sugestões.