Como fazer um bom churrasco

Quando alguém escuta a palavra churrasco, imediatamente a associa com o povo gaúcho. No estado sulino, pode-se até discutir o ponto da carne, do corte, ou da salga, mas não há como contestar a existência de determinadas regras na hora de “churrasquear”.

Ingredientes


Modo de preparo

Evite comprar carnes congeladas. Caso isso seja inevitável descongelar em temperatura ambiente por cerca de 12 horas. Nem pense em evitar comprar carne magra para satisfazer os chatos.

Não compre carnes se a gordura estiver de amarelo escuro. Isto é indicação de animal velho, ou seja, carne dura. No caso específico de costela, osso chato e grande é animal velho, enquanto ossos pequenos e arredondados são de novilho. As costelas devem ser compradas em tiras de 8 a 10 cm de largura. Dê preferência as costelas centrais do animal.

O corte da carne deve ser feito no sentido transversal ao comprimento das fibras do músculo. Aparas de carne podem ser úteis para fazer brochetes – conhecido como xixo no Rio Grande do Sul – com cebola e pimentão.

Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe – sem exagero – sal grosso ou médio por toda a carne. A carne salgada bem antes de ser colocada para assar fica dura e seca.

O lado mais magro da carne deve estar virado para o fogo. Assim, não haverá perda de gordura. As costelas devem ser assados com o osso para baixo. Um bom combustível para o fogo é o osso do animal a ser assado. O melhor fogo é aquele em que se forma uma camada de cinza por cima do braseiro, impedindo a formação de labaredas.

A labareda jamais deve tocar na carne.Não fique mexendo no fogo. Mexa sempre na carne, levantando, baixando etc. Nada de jogar água sobre a brasa. O ideal, novamente, é levantar a carne. Conforme as labaredas vão diminuindo de tamanho, o assador pode optar em aproximar a
carne da brasa.

Não vire o saco de carvão direto sobre a grelha quando houver carne assando. Assim, pó e brasa serão levantados. Pegue os pedaços de carvão e com a mão coloque devagar no braseiro. Depois de pronta, a carne deve ser batida para soltar o sal grosso nela impregnada.

Sirva aos poucos.

(Artigo extraído do site Brasil Sabor)

13 comentários:

  1. parabems otimas dicas otimo trabalho

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado pela receita voces são legais e me deram uma luz

    ResponderExcluir
  3. muito bommm!amei as dicas.

    ResponderExcluir
  4. muito ultil seu comentário.seu churrasco deveser uma delicia

    ResponderExcluir
  5. jamais joguem ossos no fogo, isso causa um mau cheiro horrível!

    ResponderExcluir
  6. Muito Grato,Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. gostei muito das dicas vcs poderia mandar umas receitas a mais sobre churasco para minha casa o ende:lot sao sebastão 79....bairro:cohab...cidade:bonito-pe....cep:55680-000 ou por mei imail:edmiltonsantos_neves@hotmail.com..por favor..eu gosto muito de fazer churasco....

    ResponderExcluir
  8. Adoro assar carne aos fins de semana, mas não sabia que primeiro assar a carne e depois colocar sal grosso essa eu não sabia.
    Agora mas se vc quizer um bom churrasco coloque a carne pra assar quando vc perceber que a carne esta borbulhando sangue vc vira a carne, a carne fica macia e saborosa.
    ass; CLOVIS
    clovis1303@hotmail.com
    boa naite pra todos.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde!
    adorei a receita! adoro fazer churrasco fins de semana, gostaria de saber mais sobre: receita p/ um bom churrasco. Email: andrecs31@hotmail.com


    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. marcos boa tarde a receita e maravilhosa

    ResponderExcluir
  11. muito obrigado um otimo dia

    ResponderExcluir
  12. lool vlw pelas dicas curti de montão se puder dar dicas sobre outros tipos de carne por exemplo carne de porco e linguiça serei muito grato.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cozinha Brasileira. Sinta-se a vontade para deixar suas críticas, elogios ou sugestões.